segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Receita Tradicional da Região Norte: Torta Maria Isabel de Cupuaçu

Torta Maria Isabel

Essa é uma receita que vi no programa da Ju Ferraz no gnt onde ela fez uma receita do Thiago Castanho, chefe de cozinha paraense e foi uma grata surpresa pois era uma receita da região norte, mais precisamente do Estado vizinho, em neste caso o Pará. 

Fui atrás para saber mais sobre a história dessa receita, há pouquíssimas informações, só que ela é muito famosa no Estado do Pará. Dizem que a receita foi criada por Maria Isabel e por isso o nome foi preservado na receita, nada mais brasileiro do que ter o nome Maria, uma nome super afetivo como a receita. Em minhas pesquisas, vi que na época do Círio de Nazaré se faz essa receita. Outra curiosidade, é que essa receita pode ser feita com cupuaçu ou bacuri, frutas da região amazônica.  

Essa receita é tradição na minha casa há dois anos, faço todo dia 7 de agosto, que é o aniversário da minha irmã, por isso que está com a cor rosada na cobertura, sinal que o filme da Barbie está no auge. 
Agora vamos a receita :)

Ingredientes


Para a massa: 7 ovos 3 xícaras de açúcar refinado 1 xícara de leite morno 4 xícaras de farinha de trigo 1 colher de sopa de fermento em pó 1 colher de chá essência de baunilha Para o recheio: 250g de polpa de cupuaçu ou bacuri 1 lata de creme de leite 1/2 lata de leite condensado 250 ml de leite 4 colheres de sopa de amido de milho Para a calda: 2 colheres de sopa de polpa de cupuaçu ou bacuri 1/2 litro de água 4 colheres de sopa de açúcar Para a cobertura: 500ml de chantilly (para bater) Coco ralado Cereja em calda

Modo de preparo 


Para a massa: Comece colocando na batedeira os ovos e bata até espumar e ficar clarinhos; Adicione então o açúcar e a essência de baunilha. Bata por aproximadamente 3 minutos; Com a batedeira ainda em movimento, adicione aos poucos, alternadamente, o leite morno e a farinha de trigo; Por último, adicione o fermento em pó. Bata até ter uma mistura homogênea; Coloque a mistura na forma untada com manteiga e farinha de trigo. Importante: coloque a massa em uma forma alta Leve para assar no forno pré-aquecido a 180 graus. Deixe assar certa de 30 a 35 minutos no forno a 180 graus. Para saber se está pronto, coloque o palito, se ele sair limpo, está no ponto certo; Deixe o bolo esfriar antes de começar a montagem.

Para o recheio: Coloque no liquidificador polpa de cupuaçu, creme de leite, leite condensado, o leite e o amido de milho. Bata até obter uma mistura homogênea; Adicione o creme já batido numa panela. Leve ao fogo médio mexendo até engrossar; Transfira a mistura para uma travessa e cubra com papel filme. Deixe resfriar por pelo menos 2 horas na geladeira.

Para a calda: Coloque na panela água, açúcar refinado e o cupuaçu. Leve a panela para fogo alto mexendo constantemente. Quando ferver, desligue o fogo; Transfira para outro recipiente e leve para a geladeira para resfriar.

Para a montagem: Corte o bolo no meio em partes iguais e reserve; As partes que têm o acabamento da massa, devem ficar viradas para baixo e para cima, isso vai garantir um bolo mais bonito; Comece colocando uma parte do bolo, regue com a calda. Depois, adicione uma concha com o recheio. Espalhe bem; Repita esse processo até acabarem os discos; Leve o bolo já recheado para resfriar por 3 horas na geladeira ou 1 hora e meia no freezer. Para a cobertura: Bata o creme de leite fresco com açúcar na batedeira até obter o chantilly; Adicione o chantilly e o distribua uniformemente em cima e nas laterais; Depois, coloque coco fresco ralado nas laterais do bolo; Use o saco de confeiteiro para fazer o acabamento com o bico pitanga na parte superior do bolo; Para finalizar, coloque as cerejas na parte de cima.

Você pode conferir o vídeo da Juh Ferraz fazendo o passo a passo :D



Postar um comentário