quarta-feira, 14 de abril de 2021

COMO ORGANIZAR AS FINANÇAS DA SUA EMPRESA


Organizar as finanças da sua empresa é essencial para ela crescer e dá lucro. O empresário não precisa ser especialista financeiro mas precisa ter conhecimento sobre o assunto. Veja, a baixo, um passo a passo para começar a organizar o financeiro da sua empresa.


Como organizar as finanças da sua empresa: primeiros passos


Primeiro passo: Separar a conta jurídica da conta física

Parece ser um passo obvio, mas não é, muitos empreendedores no começo da sua jornada empreendedora comete esse erro que é de misturar as finanças pessoais com as da empresa. É preciso se organizar, e ter disciplina para não cair em tentação e acabar utilizando o dinheiro da empresa em contas pessoais ou vice-versa.


É importante você como empresário estabelecer o seu pró-labore de acordo com o cenário da empresa, não adianta querer um pró-labore de 10 mil se sua empresa não fatura esse valor, esse cálculo precisa ser justo com a realidade.


Dica: Faça uma conta bancária jurídica e outra física para melhor controle do que é seu e o que é da empresa. Tudo que for relacionado a empresa (salários, matéria-prima, plataforma do site e etc.), você paga com o cartão jurídico e tudo que for relacionado a despesas pessoais (mercado, farmácia, lazer e etc.), você paga com o cartão de pessoa física.

Segundo passo: Realize um bom controle diário

É muito importante saber para onde o dinheiro está indo, daí registrar as entradas e saídas feitas no mesmo dia são essenciais para se ter uma visão financeira e contábil. Saber dessas informações fazem você ter clareza do dia a dia da sua organização. Vamos exemplificar caso você faça uma venda ela entra no seu registro como entrada e no mesmo dia precisa pagar um fornecedor então terá que registrar na saída.


Dica: Existem várias maneiras de registrar as entradas e saídas, que podem ser em uma planilha no Excel, sistema de gestão ou em um caderno. É importante ter algumas informações para facilitar o controle como data, valor da entrada ou saída, motivo de cada movimentação (ex: venda, fornecedor, aluguel entre outros).

Terceiro passo: Identificar e conhecer as despesas, custos e receitas

É essencial fazer a classificação das despesas, custos e receitas para um bom planejamento financeiro é uma etapa crucial para o andamento do seu negócio tanto para o bem quanto para o mal. Vamos lá conhecer cada uma dessas variações contábeis e financeiras.


Despesas: são os gastos que englobam a administração da empresa. As empresas são formadas basicamente por comercial, marketing, financeiro. Então as despesas são tudo aquilo que faz seu negócio funcionar.


Exemplos: 

 Contas de água, luz e internet;

Aluguel;

Materiais para escritório.


Custos: são os gastos com o produto final, ou seja, aquisição de mercadoria ou a produção dos produtos para os clientes.


Exemplos: 

Matéria-prima;

Mão de obra;

Embalagens


Receitas: são as rendas geradas pela empresa, é um dinheiro a ser recebido imediato ou futuro.


Exemplos: 

Vendas de produtos ou serviços;

Rendimentos de investimentos;

Recebimento de juros.

Dica: Organizar as despesas, custos e receitas da sua empresa através das seguintes ferramentas: planilha no Excel, software de gestão financeira, aplicativo de gestão financeira ou o famoso lápis e caderno. A escolha fica a seu critério o que você puder fazer, faça. 


Quarto passo: Estabeleça um fluxo de caixa 

O fluxo de caixa é uma ferramenta que vai te ajudar no controle financeiro da sua empresa. Ele vai registrar as saídas e as entradas que seu negócio obteve em determinado período de tempo.


Alguns exemplos de variantes que compõem o fluxo de caixa:

Receitas;

Despesas;

Contas a pagar e a receber;

Empréstimos;

Reembolsos. 

É muito importante ter disciplina para manter as informações atualizadas constantemente, ou seja, todos os dias. Esses registros financeiros são super importantes, pois te ajudarão na tomada de decisões na vida financeira da sua empresa.


Dica: Você pode utilizar uma planilha no Excel ou sistema de fluxo de caixa para registrar todas as movimentações financeiras do seu negócio.


Espero que tenham gostado das dicas. Não esqueçam de comentar as suas experiências e resultados!

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